terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ciclo da água

            O ciclo da água representa a circulação e reciclagem da água na natureza. A água é o solvente principal dos seres vivos e é necessário para praticamente todas as reações bioquímicas, incluindo como reagente de fotossíntese. Muitas das propriedades da água são muito importantes para a vida.
           A água líquida na superfície do planeta é aquecida pelo sol e se transforma em vapor de água que sobe para a atmosfera. Na atmosfera grandes volumes de água das nuvens de vapor se formam e a água de refrigeração líquida se precipita como chuva. Portanto, a água volta à superfície do planeta e o ciclo se completa. Como possíveis passos do ciclo, a água ainda pode ser armazenada nas reservas subterrâneas ou sob a forma de gelo nas montanhas e oceanos e também pode ser usado no metabolismo dos seres vivos, incorporada no corpo dos indivíduos ou excretado pela urina, fezes e transpiração.
        O sol pode ser considerado o motor do ciclo da água, porque a sua energia tranforma a água líquida em vapor de água . Então o sol é a fonte de energia que faz a água circular na natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário