terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Chuva Ácida

A Chuva Ácida é um distúrbio ambiental que atualmente ocorre principalmente na Ásia, devido ao aumento do consumo de combustíveis fósseis na região. O óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, principais componentes da chuva ácida são liberados na queima de carvão e óleo.
Desde a década de 90, os países asiáticos vêm lançando toneladas de componentes ácidos na atmosfera. Como muitos pensam a chuva ácida não machuca a pele humana, mas também não é água que cai do céu.
Ao retornar à superfície por meio da chuva, os ácidos alteram a composição do solo e das águas, comprometendo as lavouras, as florestas e a vida aquática. Também pode corroer edifícios, estátuas e monumentos históricos, o que já acontece em vários lugares da Europa e nas ruínas maias do México hoje em dia.
Cerca de 35% dos ecossistemas europeus se encontram degradados pela acidez da chuva. Muitas espécies de peixes e quase todas as de moluscos não sobrevivem a índices altos de chuvas ácidas pelo fato de serem muitos sensíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário